O Sítio Arqueológico Petra é sem sombra de dúvidas um daqueles destinos que faz qualquer viajante se sentir em um verdadeiro filme do Indiana Jones. Repleto de mistérios e construções antigas, esse monastério, com suas paisagens exóticas e monumentos deslumbrantes atrai milhões de turistas todos os anos.
E nesse post, vou mostrar tudo o que você precisa saber para garantir a melhor experiência em sua viagem a Petra.
Confira!
Devido a região onde Petra fica localizada, o clima nesse sitio é predominantemente seco e quente. Mas, se você quer fugir desses extremos, o ideal é viajar nas estações mais amenas como Primavera e Outono, que nesse local ocorre entre os meses de Abril e Maio, ou de Setembro a Outubro.
Não existem voos diretos do Brasil até Petra. Isso quer dizer que você precisará ir até um país vizinho como o Egito e Israel, para só então pegar um ônibus ou carro até o seu destino final.
O mais interessante é que você existem várias opções de companhias aéreas para você escolher, e que fazem voos até os países vizinhos, tais como: Air France, Turkish Airlines e Emirates.
Petra é uma região conhecida mundialmente por conta da sua riqueza histórica. Cada canto é repleto de detalhes únicos que revelam mais sobre os caminhos que a humanidade já percorreu.
Mas, existem algumas atrações, atividades e pontos turísticos que você não pode deixar de fora do seu roteiro. E eu separei algumas delas a seguir. Confira!
Também chamado de El Deir, esse edifício monumental é de tirar o fôlego. Isso porque, ele foi totalmente esculpido em pedra. O Mosteiro fica no alto das colinas e é o segundo ponto turístico mais fotografado de Petra. E claro que ele não deve ficar de fora do seu itinerário.
O Al-Khazneh não é conhecido como o tesouro em árabe à toa. Sua imensidão é de impressionar qualquer pessoa, uma vez que ele tem 30 metros de largura e 43 de altura.
O local foi esculpido na pedra por volta do século I, com o objetivo de ser o mausoléu a um rei Nabateu. Essa tumba tem uma fachada rica em detalhes que vai deixar aqueles que gostam de arquitetura de queixo caído.
Além de ser uma atração indispensável em Petra, as trilhas a pé também representam uma maneira de você aproveitar ainda mais sua viagem, contemplando as belezas naturais desse lugar. Assim que você chegar no local, vários ambulantes tentarão te oferecer o aluguel de um camelo para fazer o trajeto (e que custa bem caro), o que é desnecessário.
Você consegue fazer tudo em um dia desde que leve água, muito protetor solar e alguns snacks para comer durante a atração.
Para quem não sabe, Petra fica dentro da pequena cidade de Wadi Musa, que apesar do seu tamanho tem uma boa gama de opções de hotéis. E se você deseja ficar bem localizado e ainda ter todo o conforto para descansar dos passeios, eu indico algumas alternativas:
Para quem está em busca de todo o conforto e comodidade que o dinheiro pode comprar, o Mövenpick Resort é sem sombra de dúvidas a melhor alternativa de hospedagem. Esse Resort cinco estrelas fica bem perto da entrada de Petra, e é recheado de serviços e opções de entretenimento para os hóspedes.
Ainda seguindo essa linha mais luxuosa, o Marriot também é excelente. Isso porque, além de ser bem localizado, o local conta com uma maravilhosa piscina com vista para as montanhas. Então, se você está disposto a gastar um pouco mais, vale à pena.
Está viajando com um orçamento mais apertado e não pode esbanjar na hospedagem? Eu indico o La Maison Hotel. O local fica apenas a cinco minutos andando do famoso sítio arqueológico, ou seja, você ficará bem próximo de todas as principais atrações de Petra. E os quartos, apesar de simples, tem toda a comodidade para que você possa descansar depois de um longo dia de caminhadas.
Nos arredores de Petre e também em Wadi Musa você encontra diversas opções de alimentação. Desde restaurantes requintados para provar pratos de alta gastronomia, até barracas de rua. E entre as opções que eu indico, estão:
Especializado em comida mediterrânea e árabe, o Jorgan é um dos locais ideais para quem deseja almoçar o que há de melhor na culinária local. E uma dica pessoal de prato que você deve pedir é o Mansaf que é feito com carne de cordeiro e com molho de iogurte, uma verdadeira maravilha.
O Basin Restaurant também é uma das opções mais cara, e que vale cada centavo gasto. O grande diferencial desse local é que você pode escolher o delicioso buffet com mais de 17 opções de comidas clássicas. Você consegue ter uma experiência gastronômica completa.
Esse é o tipo de lugar que você não paga apenas pela comida, mas pela experiência como um todo. Isso porque, o Vis a Vis serve pratos clássicos da gastronomia da Jordânia, mas também tem uma vista incrível do mar Morto. É uma excelente opção para quem deseja conhecer mais à fundo a cultura local.
Petra é tão popular entre os turistas pois, além de ter paisagens lindas e ser o berço de muita história, ela também tem algumas curiosidades, tais como:
Sem sombra de dúvidas Petra é um destino diferenciado para quem busca história, aventura e paisagens únicas. Por isso, não deixe de colocar nossas dicas em prática para aproveitar ao máximo a sua viagem.
Sobre o autor