Localizado a mais de 600 km da capital Turca, Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1988. Além de possuir um cenário particularmente belo, ele guarda também as ruínas da antiga Hierápolis, com templos, assim como piscinas termais e diversos outros monumentos que valem a visita.
Pamukkale, distrito da província de Denizli, é um dos principais destinos turísticos da Turquia. Seus famosos e belíssimos Castelos de Algodão, de formação calcária, criam a paisagem surpreendente que rodeia o local.
Localizado a mais de 600 km da capital Turca, Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1988. Além de possuir um cenário particularmente belo, ele guarda também as ruínas da antiga Hierápolis, com templos, assim como piscinas termais e diversos outros monumentos que valem a visita.
Se deseja saber como chegar, bem como onde ficar hospedado e quais pontos turísticos visitar, acompanhe esse post e descubra tudo sobre esse destino fascinante.
Para chegar à cidade turca, existem vôos diretos ou com conexões diariamente partindo das principais capitais brasileiras com destino ao Aeroporto Internacional de Ataturk.
A Turkish Airlines realiza não apenas o trecho sem conexões a partir de São Paulo, com uma duração aproximada de 12 horas, mas também é a responsável pelo trajeto até Denizli, onde está o aeroporto mais próximo à Pamukkale (70km de distância). O percurso leva apenas uma hora para ser realizado.
Uma vez em Denizli, basta pegar um dos ônibus que partem do aeroporto e levam até o destino.
Geralmente, os verões turcos são secos e quentes, assim como também ocorre na maioria dos países europeus. Sendo assim, para quem tem baixa tolerância ao calor e deseja evitar temperaturas muito elevadas, uma boa opção é visitar Pamukkale entre os meses de Junho e Agosto.
Logo na entrada da cidade, para quem chega pelo norte, já se depara com gigantescos portões construídos durante a ocupação romana. Há dois portões com torres imponentes: O primeiro, construído em homenagem ao Imperador Domiciano. Já o segundo, ao longo do período bizantino e por essa razão, recebendo o mesmo nome.
Mas, além desse cartão de visitas, também é possível vislumbrar outros atrativos bem interessantes nesse destino. E um deles é o banho romano.
Com águas termais brotando do solo, o que faz do banho romano tão popular é a lenda de que Cleópatra teria tomado banho em suas águas. Inclusive, devido a esse fato muitos chegam a conhecer esse banho pelo nome de Banho da Cleópatra.
Ao fundo, existem as colunas de mármore que foram derrubadas do Templo de Apolo durante um terremoto, o que traz ainda mais importância à este ponto turístico, considerado sagrado pelos nativos da região.
A principal atração de Pamukkale são os belíssimos “castelos de algodão”, criados a partir da precipitação do calcário. Esta é uma belíssima formação natural que não deve ser descartada em sua visita.
Embora a cidade original de Hierápolis tenha sido destruída em 60 d.C por um terremoto, ela foi reconstruída durante os séculos II e III d.C e desfrutou de grande prosperidade.
Entre as edificações de suas ruínas, estão o Templo de Apolo, bem como os remanescentes de Ágora e o antigo Teatro de Hierápolis.
O Teatro possui uma fachada de 100 metros de comprimento. Ele foi construído durante o domínio dos Imperadores Romanos Adriano e Septímio Severo. E muito de seus detalhes originais encontra-se bem preservados, como os painéis decorativos e o palco.
Confira as principais alternativas de hospedagem em Pamukkale, localizadas a poucos quilômetros das principais atrações turísticas da região:
Localizado a 300 metros da antiga Hierápolis, o belíssimo hotel é dotado de belos jardins, além de um terraço e piscina. Reformado no ano de 2015, esse hotel oferece a seus hóspedes wi-fi gratuito, bem como serviço de transfer até o centro da cidade e quartos com ar-condicionado, varanda e frigobar.
A recepção funciona 24 horas por dia e há serviço de quarto, além de outras instalações comuns que podem ser acessadas pelos hóspedes.
Há poucos metros dos terraços Travertinos e das ruínas de Hierápolis, possui piscina ao ar livre rodeada pela natureza. Destaca-se por sua decoração Otomana e oferece aos hóspedes serviço de traslado gratuito, bar, wi-fi e estacionamento gratuitos.
Os hóspedes que passaram pelo Pamukkale Melrose destacam a grande variedade de pratos e bebidas em seu restaurante. Além disso, está a apenas 700 metros dos Travertinos e a pouco mais de 3 km das ruínas de Hierápolis.
O hotel é dotado de piscina, bar e wi-fi gratuito.
Por ser um distrito pequeno, a oferta gastronômica em Pamukkale não é ampla. Há, no entanto, excelentes restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária turca. Saiba mais:
Localizado no centro de Pamukkale, oferece comida de qualidade a seus visitantes, em um ambiente acolhedor, dotado de uma adega com vinhos deliciosos. O restaurante abre para o jantar e funciona até mais tarde.
Com múltiplos ambientes, o Mehmet Heaven possui vista para os Castelos de Areia, tornando as refeições ainda melhores ao desfrutar da paisagem. O cardápio do local é variado e há excelentes preparos de pratos tipicamente turcos.
Neste restaurante o destaque vai para o cozido feito em forno a lenha e servido junto a carnes, queijo e salada. É um restaurante aconchegante, de atmosfera rústica e atendimento de qualidade, destacado por seus visitantes.
Agora que sabe mais a respeito de Pamukkale, adicione o destino a seu roteiro de viagens e aproveite todos os atrativos naturais que o pequeno distrito tem a oferecer.
Sobre o autor